Esforços conjuntos garantem mais segurança para as famílias

Prefeito Carlin Moura participou na terça-feira (31/5), às 15h, da solenidade de elevação da 2ª Companhia de Missões Especiais da Polícia Militar para 2º Batalhão de Policiamento Especializado da Polícia Militar. A partir de agora, Contagem passa a contar com três batalhões da Polícia Militar. A criação do 2º Batalhão de Policiamento Especializado representa o resultado dos esforços conjuntos entre a comunidade, lideranças, Prefeitura de Contagem, Governo do Estado e Polícia Militar de Minas Gerais.

Desde que assumiu o mandato, em 2013, o prefeito Carlin Moura tem sido um importante parceiro das forças de segurança pública. Mesmo sendo a garantia da segurança pública, num primeiro momento, de responsabilidade do Estado, o prefeito destaca que também é um dever coletivo. Segundo ele, todos tem que fazer a sua parte. “É necessário o envolvimento da comunidade, das associações de moradores, dos comerciantes, dos representantes religiosos e, claro, do poder público”, afirmou.

Atendendo solicitações da população, no ano passado, o prefeito deu um passo importante dentro desse processo cooperativo. A Prefeitura de Contagem regularizou os documentos referentes aos terrenos onde abrigam a sede do 18º BPM e da 2ª Região de Polícia Militar, no bairro Novo Eldorado. Na oportunidade, ele assinou os Termos de Cessão de Uso de um terreno para a construção do prédio que vai sediar a 283ª Companhia de Polícia Militar, na região do Petrolândia.

Carlin investiu na Guarda Municipal com treinamento, cursos de capacitação e aquisição de novas viaturas. Outra ação importante foi a manutenção de 807 câmeras de videomonitoramento do “Olho Vivo” nas principais vias e escolas municipais da cidade. “Hoje, são 122 câmeras nas principais vias públicas e 685 nas escolas municipais, garantindo a segurança das famílias contagenses. Um investimento de R$ 7 milhões”, afirmou.

O comandante da 2ª Região de Polícia Militar, coronel Roberto Lemos, afirmou que a elevação da 2ª Companhia de Missões Especiais à 2º Batalhão de Policiamento Especializado é um grande ganho para a Polícia Militar e para o município. “Contagem terá mais segurança e esse é o propósito de nosso trabalho. Sentimos mais motivados a servir e proteger, com orgulho, as comunidades. Sempre com o foco de atuação na valorização do policial militar e no cidadão de bem”, concluiu Lemos.

O subsecretário de Estado de Integração de Defesa Social, coronel Maurício Antônio dos Santos, informou que a criminalidade é um trabalho diuturno e incessante. “O poder público não pode ficar inerte aos problemas sociais e pensar que a responsabilidade é só de outras instâncias governamentais. Temos acompanhado o empenho do prefeito Carlin Moura para promover uma cidade segura para se viver e nos sentimos apoiados pelo prefeito em nossas políticas de segurança pública” ressaltou.

Para o atual comandante do 2º Batalhão de Policiamento Especializado da Polícia Militar, tenente-coronel Flávio Henrique Naziazeno, a criação deste novo batalhão contribuirá para melhoria da prestação de serviço à comunidade.

Estiveram presentes na solenidade o chefe do gabinete militar do governador, cel. Herbert Figueiró de Lourdes; o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, cel. André Agostinho Leão de Oliveira; o comandante da 2ª Região da Polícia Militar, Roberto Lemos; o secretário de Defesa Social de Contagem, José Rodrigues, o chefe de gabinete do prefeito, Farley Lima; vereadores e lideranças sociais.

Repórter: Deiwson Magal
Jornalista PCdoB-Contagem