Prefeito e lideranças visitaram as obras que já está em fase final

O prefeito Carlin Moura visitou, nesta sexta-feira (13/5), às obras da Trincheira do Itaú, uma das maiores intervenções em mobilidade urbana de Contagem dos últimos 30 anos. A visita foi acompanhada de secretários, vereadores, delegados do Planejamento Participativo e lideranças políticas, comunitárias e empresariais.

Durante a visita, Carlin Moura acompanhou a transposição do túnel da trincheira de um lado ao outro. Segundo ele, com as obras já na fase final de construção, Contagem avança e se prepara para o futuro. “Conseguimos planejar a obra antes mesmo da crise econômica vivenciada pelo país, por isso, conseguimos os recursos que garantiram esta grande conquista para a nossa cidade de Contagem. As intervenções estão dentro do cronograma previsto e, com a transposição do túnel, atingimos 90% de conclusão da obra. Agora, já podemos enxergar o túnel da Trincheira do Itaú. Considero uma grande conquista do meu governo. Após a escavação completa, restarão apenas a conclusão das obras de drenagem, pavimentação e acabamentos finais”, informou.

O prefeito também destacou que a obra vai potencializar o desenvolvimento da cidade. “Com a Trincheira do Itaú, o comércio será alavancado e as pessoas vão ficar menos tempo no trânsito e poderão dedicar mais tempo às famílias”, afirmou.

Carlin ressaltou, ainda, que várias outras obras estão em andamento na cidade e que, na próxima semana, entregará mais uma importante obra para a população de Contagem: a nova Maternidade Municipal.

O presidente do PCdoB Contagem, Pedro Amaral, também participou da visita às obras da trincheira. Ele considerou a obra como uma das mais importantes do governo do PCdoB na cidade. “Estamos felizes com mais esta conquista para o povo de Contagem. Com a Trincheira do Itaú, o trânsito vai ficar mais ágil e seguro. Isto mostra o compromisso do nosso governo com o município, pois estamos atendendo as obras solicitadas pela nossa população, como também os viadutos, os corredores de trânsito, a nova Maternidade, a UPA JK, os restaurantes populares, dentre outras”, ressaltou.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Contagem (Acic), Umberto Nogueira, a urbanização é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade, pois atrai novos investimentos, gera empregos e melhora a qualidade de vida das pessoas. “A trincheira vai favorecer também o acesso ao metrô, envidando qualificadoras positivas no transporte urbano de passageiros”, frisou.

O engenheiro Paulo Roberto Costa lembrou que a obra representa um ganho para o município. “Mais de 300 operários trabalharam nas várias etapas de execução e muitos são moradores de Contagem. Isso cria um sentimento de pertencimento na população”, destacou.

A construção da trincheira vai acabar com um dos maiores gargalos de trânsito de Contagem, eliminando o cruzamento entre as avenidas David Sarnoff e Babita Camargos, permitindo que motoristas trafeguem pela David Sarnoff, passando por baixo da estrutura, sem semáforos. A previsão é que o tempo semafórico seja reduzido em 33%. Hoje, no local, transitam mais de 70 mil veículos por dia. Com a obra, todo o trânsito da Região Metropolitana de Belo Horizonte também será beneficiado, principalmente de cidade vizinhas como Belo Horizonte e Betim. Para a realização das obras foram disponibilizados investimentos de R$ 23 milhões.

Repórter: Deiwson Magal
Jornalista PCdoB – Contagem