Prefeito fala das conquistas para o município e anuncia mais investimentos

O prefeito Carlin Moura se reuniu, na última terça (24/5), com o empresariado de Contagem. O evento, realizado em parceria com a Fiemg, Acic e CDL, aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Cinco, e teve como finalidade a comemoração do Dia da Indústria (25/5), data escolhida em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, que faleceu em 25 de maio de 1948.

Na oportunidade, foram apresentados os investimentos para a cidade e as perspectivas para o empresariado industrial e comercial. Carlin Moura destacou a importância do Programa de Metas e Resultados, Contagem Faz, que está garantindo investimentos em obras, serviços e programas por toda a Contagem. São mais de R$ 1 bilhão em investimentos para realização de grandes obras como a Trincheira do Itaú, novos viadutos, estações de ônibus, nova Maternidade Municipal, que já foi entregue aos contagenses, novos Cemeis, unidades de saúde, centros esportivos, moradias e muito mais.

Carlin esclareceu sobre os investimentos da atual gestão do PCdoB na modernização da administração pública, por meio de estudos realizados em parceria com a Fundação João Pinheiro. Por meio deste trabalho foi elaborado o Plano Municipal de Tecnologia da Informação (PDTIC) que vai direcionar as ações do município no campo de Tecnologia da Informação para os próximos anos. “Contagem terá um sistema moderno de gestão da informatização, com o objetivo de desburocratizar e facilitar a emissão de documentos para que outras empresas possam se instalar no município. E ainda, regulamos e implementamos o Programa de Parceria Público Privadas (PPP), para que possamos investir na iluminação pública no município”, frisou.

Também foi apresentado pelo prefeito o Programa Pró-ISO; a requalificação dos distritos industriais municipais; o incentivo à implantação de um novo arranjo produtivo na cidade e o polo da Indústria da Defesa, com a realização do seminário “A Participação da Indústria de Contagem e de Minas Gerais nos Projetos Estratégicos da Indústria da Defesa do Brasil”.

A desburocratização da gestão pública foi uma das atuações da prefeitura elogiada pelo empresariado. Carlin Moura ressaltou que logo no início de seu governo uma das primeiras iniciativas foi facilitar a abertura de novas empresas na cidade, simplificando a obtenção de alvarás, por meio do Programa “Minas Fácil” e da emissão de Certificado de Regularidade Ambiental (CRA), que antes era dois anos e passou para dez dias. Além disso, várias empresas foram abertas na cidade com destaque para o novo Shopping Contagem e a montadora de tratores Landini, nova unidade da Panpharma, ampliação da GE, nova sede da Drogaria Araújo, galpão de distribuição da Casas Bahia e da Tambasa, duas agências do Sicoob e uma do Bradesco, um empreendimento imobiliário da Direcional Engenharia e o Vista Inn Hotel. “Contagem tem demonstrado que com vontade política, trabalho, parcerias com o setor privado e diálogo com as representatividades sociais é possível superar a crise e manter os investimentos”, frisou.

Enfrentando momentos de crise

Carlin destacou ainda os ajustes realizados pelo atual governo, com vários cortes realizados nas despesas do município para superar a crise econômica nacional. Uma das ações citadas por ele foi a redução de 10% no seu próprio salário, do vice-prefeito, dos secretários e dos cargos em comissão, redução de contratos dos aluguéis e de transporte, dentre outros. Isso possibilitou a continuidade dos investimentos na cidade e o pagamento em dia dos servidores. “Conseguimos ainda, no ano passado, pagar, rigorosamente em dia, o 13º salário dos servidores municipais”, finalizou.

Para o presidente do PCdoB Contagem, Pedro Amaral, a administração Carlin Moura se destaca entre os governos anteriores, devido ao grande número de investimentos e obras realizadas na cidade. “O governo Carlin tem cumprido os seus compromissos com a população de Contagem. Nunca se fez tanto em Contagem e em tão pouco tempo”, concluiu.
Para o deputado estadual e atual secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria (PCdoB), Contagem apresenta desempenho positivo, mesmo em momento de crise econômica. “Carlin encontrou o caminho da superação por meio da participação popular, transparência, trabalho, seriedade e compromisso com as pessoas”, ressaltou.

O presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Gil Antônio Diniz, o Teteco, parabenizou o prefeito Carlin pela capacidade em estabelecer diálogo com as instituições. “Devo registrar que todos os projetos enviados pelo prefeito Carlin Moura à Câmara Municipal foram prontamente votados e aprovados dentro dos princípios democráticos, pois todos foram da base social e de interesse do povo”, frisou.

De acordo com Maria Helena de Sá, que representou o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg), a indústria é a mola mestra do desenvolvimento. “É necessário compreender que a crise é cíclica, que o momento é transitório e que é preciso olhar para o futuro. Acreditar na indústria, fazer investimentos e gerar empregos vai permitir que Contagem continue com uma economia forte”, afirmou.

O presidente da CDL Contagem e presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), Frank Sinatra, ressaltou a importância do setor lojista em Contagem e do comércio. “A política de desenvolvimento do prefeito Carlin Moura, principalmente garantindo investimentos no setor da mobilidade urbana, vai fazer com que o comércio se fortaleça ainda mais, porque vai facilitar o tráfego dos caminhões de carga e o acesso dos consumidores aos centros lojistas”, frisou.

Repórter Deiwson Magal
Jornalista/PCdoB – Contagem