Gestão do PCdoB reconhece excelência do trabalho prestado pelos servidores

O prefeito Carlin Moura recebeu, em seu gabinete (16/6), 21 guardas municipais que se destacaram em diversas atividades em 2016. O objetivo é externar o reconhecimento desses trabalhadores da área de segurança pública que executam um trabalho em defesa do cidadão, na proteção patrimonial das edificações públicas, no apoio escolar, na proteção ao meio ambiente e reforçam a malha protetora junto aos demais órgãos que compõem o sistema de defesa social.

A Guarda Municipal de Contagem tem sido reforçada em Contagem. Desde 2013, quando assumiu o mandato, Carlin Moura tem investido na corporação para melhorar a segurança pública.

Além da capacitação da guarda, o governo Carlin Moura investiu na valorização da categoria, na contratação de mais profissionais e na aquisição de novos equipamentos e viaturas. Também foram instalados novas câmeras de videomonitoramento no município. O governo Carlin ampliou de 32 para 807 câmeras do “Olho Vivo” na cidade, nas principais ruas e avenidas e nas escolas municipais, colocando Contagem numa posição privilegiada no ranking de videomonitoramento em Minas Gerais.

Para ampliar o sistema operacional da Guarda Municipal, está sendo construído, nas dependências do Centro Integrado de Defesa Social (Cids), um canil para acolher cães que, em breve, estarão à disposição dos guardas para serem empregados em operações de combate ao tráfico de drogas, salvamento, patrulhamento de rotina e atividades de demonstração.

Foi criado também o Centro de Treinamento da Guarda, localizado no bairro Morro Redondo. As dependências estão em reforma com previsão de inaugurar ainda em 2016. “O Centro vai abrigar toda a estrutura de formação, capacitação, treinamento e reciclagem dos integrantes de nossa guarda e estará aberto a parcerias com outras corporações”, frisou Carlin.

Além disso, o governo Carlin Moura implantou o Estatuto da Guarda Municipal, uma demanda da corporação que é fruto de parceria da gestão municipal com representantes da própria guarda.

Em 2016, foi publicado o Edital para concurso público para aumentar o efetivo da guarda. O processo inicial já foi concluído e, para o princípio de 2017, começa o curso de formação de aproximadamente 70 novos guardas.
Carlin criou os Comandos Regionais da Guarda Municipal. Três comandos foram instalados estrategicamente na cidade com o objetivo de reduzir os custos operacionais de combustível com deslocamentos de viaturas.

Todo esse investimento culminou com o reconhecimento por parte da Polícia Militar e do governador do Estado, Fernando Pimentel, a condecorar Carlin Moura com a Medalha Alferes Tiradentes, a maior comenda entregue pela Polícia Militar de Minas Gerais, destinada aqueles que se destacaram por ações relevantes em defesa da segurança pública. O evento ocorreu no dia (9/6), no pátio da Academia de Polícia Militar (APM), em Belo Horizonte, durante as festividades de comemoração aos 241 anos da PMMG.

Repórter Deiwson Magal
Jornalista PCdoB-Contagem