Prefeito toma café da manhã com os garis

O prefeito Carlin Moura participou, na última terça-feira (17/5), do café da manhã com os garis de Contagem. O evento, realizado pela primeira vez em 2013, quando o PCdoB assumiu a prefeitura, já se tornou tradição e marca a comemoração do Dia do Gari (16/5). O objetivo é destacar a importância desses trabalhadores, que tanto contribuem, diariamente, com a limpeza da cidade, além de reafirmar o compromisso da gestão com a valorização dos servidores municipais, sejam efetivos, comissionados, contratados ou terceirizados.

Carlin Moura definiu os garis como um exemplo de força e dedicação e salientou que a atividade por eles desenvolvida contribui para o bem-estar da população, promove uma melhor qualidade de vida e é fundamental para a saúde das pessoas. “A atual administração tem desenvolvido ações com o intuito de promover uma cidade cada vez mais saudável para se viver. Prova disso, foi a criação do Programa Brigada Limpeza, que além da coleta de lixo de rotina, conta com o apoio de 25 Ecopontos destinados ao recebimento de resíduos, que antes eram descartados em locais de ‘bota-fora’, de forma irregular”, frisou.

Na oportunidade, Carlin Moura parabenizou a equipe de atletismo da Associação Atlética de Contagem (AAC) composta por seis garis que participaram da Corrida da Infantaria (15/5), em Belo Horizonte, que consagrou o gari Willian Parreira, em 2º lugar geral na prova. O prefeito entregou também medalhas e troféus aos garis que mais se destacaram em suas atividades durante o ano de 2016.

Numa mensagem aos garis, o vereador Jair do Tropical (PCdoB), disse conhecer bem a rotina de trabalho dos coletores de lixo e tem por eles muito respeito e admiração pelo fato de no ano de 2001 ter sido funcionário da limpeza urbana, ocupando o cargo de encarregado de capina.

Para o gerente de Operações, Carlos Pena, a visita do prefeito em um café da manhã é uma oportunidade de integração entre o executivo municipal e os “fuzileiros da coleta”, como são chamados carinhosamente os coletores de lixo. “Nossa missão só é possível, porque temos o apoio do prefeito”, afirmou.

Carlos Pena informou que para deixar a cidade limpa são, ao todo, 238 “fuzileiros”, 30 caminhões de coleta, sete caminhões de remoção mecanizada, dois caminhões Limpa Fossa, seis caminhões basculantes de remoção manual, um especializado em coleta hospitalar e 25 Ecopontos destinados ao recebimento de resíduos, além de 25 agentes de vilas e favelas, que são moradores locais, responsáveis pelo recolhimento de lixo e atuam também na conscientização dos moradores para que haja um descarte correto do lixo.

Gilberto Rodrigues foi um dos homenageados no evento e ressaltou a importância da valorização da categoria. “No nosso dia a dia, temos que enfrentar algumas dificuldades e preconceitos. Portanto, ser tratado com respeito e ser valorizado é muito importante para todos nós”, disse Gilberto em nome da equipe de coletores.

Acompanharam o prefeito no café o vice-prefeito João Guedes; os secretários de Obras e Serviços Urbanos, Mário Sérgio Correa Dias; de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Gama; o secretário-adjunto de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Magelo.

Repórter: Deiwson Magal

Jornalista PCdoB – Contegem