O prefeito de Contagem, Carlin Moura, viajou nesta quarta-feira (16) para a China com o intuito de estreitar relações bilaterais econômicas e comerciais entre as cidades de Contagem e Jiaxing. Também participam da viagem autoridades públicas e empresários mineiros da Fiemg e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG).

  • Facebook
  • Twitter

Prefeito Carlin Moura

Durante a visita diplomática, serão analisadas as possibilidades de negócios, parcerias e intercâmbio técnico e tecnológico, de infraestrutura e cultural com o país asiático. Também será firmado um termo de cooperação mútua entre as cidades de Contagem e Jiaxing, que se tornarão “cidades-irmãs”. A missão fará visitas técnicas à empresas e entidades públicas, além de estreitar os laços com as embaixadas e consulados do Brasil na China.

Desde março deste ano, os laços entre as cidades de Contagem e Jiaxing estão sendo estreitados. O prefeito de Jiaxing, Xiao Peisheng, convidou Carlin Moura para a visita, reafirmando a parceria entre o Brasil e a China. Segundo ele, as trocas econômicas e comerciais entre o Brasil e a cidade de Jiaxing têm sido aprofundadas nos últimos anos.

Em 2012, o total exportado de Jiaxing para o Brasil superou US $ 334 milhões e o total das importações do Brasil para Jiaxing alcançou quase US$ 212 milhões. “Aprendemos que Contagem e Jiaxing têm semelhanças, tanto na sua localização geográfica, como no desenvolvimento industrial. Podemos enxergar uma ampla parceria para o futuro, a cooperação e o intercâmbio dos campos da economia, educação, saúde, dentre outros”, destacou o prefeito de Jiaxing.

Estudos Economic Outlook, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e do Fundo Monetário Internacional (FMI), apontam que a economia chinesa deve ultrapassar a dos Estados Unidos e passar a ser a maior do mundo nos próximos anos.

Por Cristiane Oliveira
Foto: Fredericus Augustus