• Facebook
  • Twitter

Contagem recebeu 79 novos médicos

A cidade operária de Contagem recebeu 79 novos médicos para atuarem na atenção básica do município. Os novos profissionais vieram dos programas Mais Médicos, Provab (Valorização dos Profissionais na Atenção Básica) e Revalida (Revalidação de Diplomas Médicos) e foram apresentados à comunidade na quinta-feira (6), no auditório da Prefeitura, com a presença do prefeito Carlin Moura e do secretário de Saúde, Ricardo Faria.

Para o prefeito Carlin Moura, a chegada dos médicos inaugura uma nova etapa na saúde pública do município. “Graças aos três projetos do governo federal e ao empenho da atual administração em implementá-los em Contagem, este ano, teremos 100% de cobertura médica na atenção básica de saúde do município. Essa nova realidade faz uma diferença enorme na vida do trabalhador, na vida da população da nossa cidade que precisa do atendimento do SUS”, afirmou.

O secretário de Saúde, Ricardo Faria, deu as boas-vindas aos novos profissionais que vão compor o quadro municipal e falou sobre a importância do reforço no atendimento à população. “Contagem apostou nos programas federais e tem sido contemplada com o aumento do número de médicos na cidade. A modernização do sistema de saúde e a chegada dos novos médicos e enfermeiros vão dar aos moradores maior cobertura na atenção básica e, por consequência, maior qualidade de vida”, concluiu.

Os novos médicos vão atuar em diversas regiões da cidade. Com isso, a prefeitura cumpre mais um compromisso com a população e Contagem atinge 100% de cobertura nas Unidades Básicas de Saúde e no Programa Saúde de Família (PSF).

O médico Rafael Vanderlei Honda, natural de Natal/RN, falou da importância do programa para a saúde pública do país. “Estou feliz em poder participar de um momento histórico, que é o da mudança da mentalidade na formulação da estratégica de saúde pública, dando ênfase à atenção básica”, explicou.

Profissionais de saúde que vão atender em Contagem

26 médicos e oito enfermeiros do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção
Básica (Provab)
Sete médicos do Programa Mais Médicos
46 médicos do Programa Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) –
Médicos que formaram no exterior e ainda estão passando por exames para revalidar o
diploma e exercer a profissão no Brasil.

Por Cristiane Oliveira
Fotos: Evandro Parreiras