Na data em que se comemora os 26 anos da implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil (13/7), o prefeito Carlin Moura, acompanhado de sua equipe de governo, esteve em dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), Linda Vista e Camilo Alves. Além de conversar com pais de alunos sobre os investimentos na educação, foi anunciada uma novidade para as famílias atendidas no Camilo Alves: em agosto a escola já deve se mudar para a sede própria, no Central Park. Além de fornecer um espaço maior, o equipamento permite a abertura novas vagas e contribui para que a cidade alcance as metas do MEC.

Nessa gestão do PCdoB, foram abertas mais de 1.350 vagas para crianças de zero a 5 anos, elevando para mais de 8.500 o número total de vagas. Moura enfatizou que, graças a inauguração destes espaços, o município pôde se antecipar à meta de garantir vaga para todas as crianças de 4 e 5 anos do cadastro escolar. Agora, o próximo desafio é colocar nas escolas também os alunos de zero a 3, até 2018. Para isso, Contagem já está trabalhando. O Cemei Linda Vista atende, atualmente, 183 crianças, sendo que cinco turmas são para alunos de 3 e 4 anos. No Camilo Alves, são 90 crianças, de 4 e 5 anos.

Para o secretário de Educação, professor Ramon, a inauguração do Central Park trará muitos benefícios para a comunidade. “A escola já está bonita agora, mas ficará ainda melhor com a mudança. Será um equipamento muito lindo, ideal para os filhos de Contagem”. Em seguida, Ramon destacou a relevância das escolas na idealização do futuro. “É preciso reconhecer que a educação infantil faz um belo trabalho, importante para construirmos uma cidade melhor”.

Após a apresentação das danças de quadrilhas dos alunos, diretora do Cemei Linda Vista, Sônia Arcebispo, comemorou a visita do governo. “Sábado celebramos nossa festa julina, e agora temos a oportunidade de fechar o semestre com essa visita especial”.

Mãe da pequena Daniele Ester Oliveira Azevedo Sales, 4, Márcia Juliana de Oliveira Costa destacou a relevância do ensino infantil de qualidade e gratuito para a região do Linda Vista. “A inauguração desse Cemei foi muito boa para o nosso bairro. Aqui, as crianças são bem-olhadas e alimentadas, não temos com o que nos preocupar. Agora, confiamos que serão feitas mais melhorias por nossas crianças”.

Outra mãe de aluno, Kelle Kesiane Silva Costa, mãe de Asaff Lucas Kesi Silva Costa, 4, que estuda no Cemei Camilo Alves, contou que ficou muito satisfeita com a escola. “Gostaria muito de agradecer aos professores e funcionários. O Cemei superou muito minhas expectativas, e me surpreendeu positivamente. Estou muito feliz com o trabalho desenvolvido”.