A população de Contagem vive desde agosto deste ano a experiência inédita de debater o Plano Plurianual que irá definir as prioridades da cidade nos próximos quatro anos através do Planejamento Participativo. A construção coletiva de uma cidade que priorize as demandas de toda a sociedade e que avance na busca do desenvolvimento sustentável é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem.

  • Facebook
  • Twitter

Prefeito Carlin Moura

Em entrevista ao Portal Vermelho, o prefeito Carlin Moura explicou que a proposta da administração comunista é que toda a população participe ativamente colabore na construção do planejamento da cidade. “O propósito do Planejamento Participativo é que as pessoas ajudem a decidir as prioridades de Contagem apresentando propostas e emendas ao Plano Plurianual (2014-2017). A cada ano, faremos audiências de monitoramento para que as pessoas acompanhem se estamos cumprindo as metas estabelecidas e para atualizar o planejamento às novas realidades e necessidades da cidade”, disse Carlin.

O processo de construção democrática e popular dos novos rumos de Contagem está sendo realizada através de audiências públicas em cada uma das oito regionais administrativas da cidade para que a população possa apresentar suas sugestões dentro do contexto de cada realidade local. O Planejamento Participativo é dividido em quatro áreas de Projetos e Ações: políticas sociais, desenvolvimento urbano, desenvolvimento produtivo e sustentabilidade e políticas especiais.

As diretrizes inserem-se numa perspectiva de desenvolvimento de longo prazo para o município, contemplando os aspectos econômico, social, urbano e institucional. Para Carlin, além de positiva a experiência também tem caráter pedagógico. “Você só avança uma sociedade quando promove políticas públicas no lugar de políticas de governo”. Segundo ele, a delimitação clara dos rumos da cidade atrairá também novos investimentos econômicos e potencializará o desenvolvimento social sustentável do município. Ele conclama a cidade a se envolver “numa grande onda de mobilização popular”.

Para o secretário de Planejamento e Coordenação Geral de Contagem, Fernando Máximo, o Planejamento Participativo busca alcançar uma cidade com sustentabilidade econômica e ambiental, humana e solidária, em que o desenvolvimento econômico esteja sintonizado com a melhoria da qualidade de vida da população. “Estamos certos de que a cidade que queremos só será possível com a participação de todos”.

Audiências
Desde o lançamento do Planejamento Participativo em meados de agosto, a Prefeitura já realizou duas audiências: na Região do Riacho (21/9) e na Regional Sede (28/9).

Neste sábado (5) será a vez dos moradores de Nova Contagem participarem do planejamento das bases que orientarão os programas e ações dos órgãos do governo municipal.

A audiência pública ocorre simultaneamente à realização da “Praça da Cidadania”, com diversas atividades recreativas, culturais, esportivas e serviços de atendimento à comunidade, como tendas do Procon e da Saúde, oficinas de educação no trânsito e reciclagem, além de ônibus do Sine e do Bolsa Família, executadas pela Prefeitura, em parceria com órgãos e entidades da cidade.

Região Sede
Durante a abertura da audiência do último sábado (28), na região Sede, Carlin Moura destacou o caráter social, de transparência e de participação popular das audiências. “Quem planeja, tem futuro. Quem não planeja, tem destino. O problema de ontem, não é o de hoje e nem será o de amanhã. Por isso, é fundamental planejar, conhecer a nossa cidade e buscar soluções comuns e interligadas”.

Ainda durante o evento, o cadeirante Cícero Plínio Azeredo apresentou uma importante reivindicação de acessibilidade. “As principais avenidas de Contagem já não apresentam tantas barreiras físicas, mas dentro dos bairros ainda nos locomovemos com dificuldade. Hoje, nós só andamos na rua. Espero que um dia possamos andar no passeio e que os direitos já estabelecidos em lei sejam, em sua totalidade, cumpridos”. A segunda rodada de audiências públicas do programa contou com a participação de estudantes, líderes comunitários, comerciantes e moradores da região.

O programa de Planejamento Participativo é promovido pela Prefeitura de Contagem, em parceria com a Câmara Municipal — tendo sua centralidade na participação popular. Acesse o Portal da Prefeitura para obter mais informações e conferir a data de realização das próximas audiências. No próximo dia 30 de novembro, a administração realizará a etapa municipal do Planejamento Participativo.

Por Mariana Viel
Foto: Ricardo Lima