A importância da participação da juventude na política e de investimentos nos jovens contagenses foram os principais temas da plenária da pré-candidatura de Lucas Guedes, na quarta-feira (20/7), na região da Ressaca. O prefeito e pré-candidato a reeleição, Carlin Moura, o chefe de Gabinete, Farley Lima, o administrador da Regional Ressaca, José Carlos (Zezé), o presidente do PCdoB Contagem, Pedro Amaral, e o vice-presidente da Conparq, Bruno Bianor, também estiveram presentes.

Guedes tem forte atuação na União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) de Contagem e foi um dos defensores da volta da Funec. Também trabalha com a inclusão social dos jovens, por meio da educação, do esporte e da cultura, e com o Projeto Juventude na Luta.

Para Moura, Lucas se destaca justamente por exaltar a importância da educação na vida dos jovens, como fator transformador e essencial na construção de uma sociedade menos desigual. Este é também um dos pilares dessa administração municipal, que no dia 1º de janeiro de 2013 autorizou a reabertura das unidades da Funec. As unidades ofereceram mais de 11 mil vagas de ensino médio nos três anos e meio de governo, com ensino técnico e incentivo à pesquisa científica. Em 2014, a Funec se tornou a melhor escola pública de Minas Gerais, com a nota mais alta do Enem.

Diante de amigos, vizinhos, e companheiros do movimento estudantil, Lucas Guedes pediu mais presença dos jovens na busca por um futuro melhor. “Em 2012, iniciamos a luta pela volta das unidades da Funec. Era um sonho, e hoje estamos aqui ouvindo o prefeito falar disso. É possível fazer a diferença no espaço onde a gente vive. Vamos fazer uma nova história para Contagem e para a juventude”.

Pedro Amaral destacou que o pré-candidato a vereador é um exemplo do perfil do PCdoB. “Ele corre atrás, e ajuda a resolver as situações. A política precisa de gente assim, que seja humilde e esteja próximo das pessoas”.

Além de relembrar a atenção dada a Ressaca, que hoje tem a avenida Dois, uma demanda de mais de 30 anos, e o Restaurante Popular, que serve refeições balanceadas a R$ 3,00, Zezé disse que a região precisa de pessoas como Lucas Guedes. “Diariamente, vejo o Lucas convencendo a comunidade escolar e os jovens de que a participação tem que começar dentro da comunidade. Temos que prestigiá-lo como morador”.

O pastor Joaquim Garcia Rodrigues, da Igreja Pentecostal Arca de Noé, fez uma oração para abençoar a pré-candidatura de Guedes, e comentou sobre a administração. “É muito fácil criticar o governo, mas é fácil também ver as coisas que o prefeito fez e está fazendo. Se Carlin está fazendo tudo isso, é porque Deus está abençoando”.

Outro integrante da Umes, Igor Miquéias destacou a participação de Lucas em favor da juventude. “Acompanho a trajetória dele não apenas neste momento pré-eleitoral, mas nos projetos da Umes, e nos da Juventude na Luta. Estamos buscando possibilitar mais cultura aos jovens”.

A estudante Lorrane Benta da Silva também defendeu a pré-candidatura de Guedes. “O movimento quer mudar essa visão que o jovem tem hoje. O jovem tem que estar na política e lutar por seus ideais”.