Contagem dá um grande passo para melhorar a saúde

Sábado (21/5), o prefeito Carlin Moura entregou à população a nova Maternidade Municipal. Um Investimento R$39.389.533,60 distribuídos numa área de 10 mil m² de cinco andares que amplia a capacidade dos atuais 250 partos para 600 partos por mês. O equipamento foi construído em local de fácil acesso, na avenida João César de Oliveira, 4.495, Eldorado e ao lado do Hospital Municipal de Contagem.
O prédio foi projetado respeitando as mais modernas exigências técnicas e aparelhado com equipamentos de última geração. Quando Carlin Moura assumiu a prefeitura em 2013 as obras se encontravam com oito meses de atrasos e apresentavam graves problemas de projeto. Por entender a tamanha importância da conclusão da obra para o município, Carlin Moura se empenhou em cumprir seu compromisso de campanha, buscou recursos e deu continuidade à obra e determinou que fossem feitas as correções necessárias como por exemplo estrutura para acessibilidade para pessoas com deficiência.
A nova Maternidade Municipal é considerada a maior Rede Cegonha de Minas Gerais e conta com Pronto-socorro pediátrico; Centro obstétrico totalmente equipado para atendimento diferenciado ao parto; Centro de Parto Normal estruturado e capacitado para realização do parto humanizado, com possibilidade da realização do parto na banheira; Pronto-socorro ginecológico e obstétrico 24 horas; Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal e pediátrica; Enfermaria Mãe-canguru; Atendimento para a mulher vítima de violência sexual. Leitos: 171 leitos divididos em: 30 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intensivos); 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva); 8 leitos de Enfermaria Mãe Canguru; 10 leitos de UTI Pediátrica; 34 leitos de Enfermaria Pediátrica; 59 leitos de internação de alojamento conjunto e ginecologia e 10 leitos de Centro de Parto Normal, sendo 4 de pré-parto.
Para Carlin Moura, investir na saúde é promover uma melhor qualidade de vida. “Fico feliz em cumprir mais este compromisso com a nossa população de Contagem, que é entregar a nova Maternidade Municipal, mais ampla e estruturada. Queremos que as mães da nossa cidade tenham seus filhos com assistência humanizada e toda segurança e conforto. Graças ao planejamento da nossa gestão, estamos conseguindo realizar mais este sonho, mesmo em um cenário de crise econômica”, afirmou.
Segundo o presidente do PCdoB-Contagem, Pedro Amaral o projeto político do PCdoB tem como prioridade os investimentos sociais. Na saúde, além da nova maternidade o prefeito já entregou ao município o novo Pronto Socorro JK, com uma capacidade de 12 mil atendimentos por mês. No saneamento básico o Programa da Brigada da Limpeza tem contribuído para a redução dos casos de dengue, da zica e da chikungunya. Na segurança o Programa “Olho Vivo” ganhou mais 92 câmeras de videomonitoramento que foram instaladas em locais estratégicos. “ O PCdoB acredita que os recursos destinados em programas e projetos sociais demonstram respeito ao cidadão e promovem a inclusão social”, concluiu.

Repórter Deiwson Magal
Jornalista/PCdoB – Contagem