O governo do PCdoB em Contagem prioriza a mobilidade urbana como forma de melhorar a vida das pessoas. Dando prosseguimento ao Plano de Mobilidade Urbana da cidade, o prefeito Carlin Moura esteve em Brasília, na quinta-feira (14/7), para se reunir com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, e o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Sérgio Lobo. A pauta principal da agenda foi a construção de mais uma trincheira na cidade, desta vez na BR-381, no cruzamento com a avenida David Sarnoff, no acesso ao bairro Industrial.

Durante o encontro, que contou também com a presença do deputado federal Marcelo Aro (PHS), Carlin Moura apresentou todo o plano de mobilidade e o desenvolvimento das obras, como a Trincheira do Itaú, que será inaugurada em agosto, e a construção dos viadutos do Petrolândia, da avenida das Américas e do Morada Nova/Água Branca.

Na pauta do encontro, foi debatida a necessidade de autorizar a concessionária que administra a BR-381 a construir uma nova trincheira, que fica no entrocamento da BR-381 com a avenida General David Sarnoff, no acesso à região Industrial, próximo à Secretaria Municipal de Saúde. A expectativa é que a obra seja iniciada ainda no segundo semestre, tendo em vista que os projetos já foram concluídos e aprovados. “Essa trincheira vai dar condições para um trânsito mais rápido, sem passar pela praça da Cemig, e será uma grande transposição entre a região Industrial e o Eldorado”, disse Carlin Moura.

Trincheira do Itaú

Há pouco mais de um mês para sua inauguração, as obras da Trincheira do Itaú seguem a todo vapor. Com mais de 95% concluída, faltam apenas o acabamento das paredes laterais e o complemento da urbanização da via para a conclusão das obras. A inauguração será no dia 20 de agosto, com a completa liberação da circulação de veículos e pedestres.

Com a conclusão da Trincheira do Itaú, o cruzamento entre as avenidas David Sarnoff e Babita Camargos será eliminado. O motorista que estiver na avenida David Sarnoff poderá passar por baixo da estrutura, sem semáforos. O que estiver na Babita Camargos passará por cima, reduzindo em 33% o tempo semafórico.

A Trincheira do Itaú é a mais importante obra de trânsito em Contagem nos últimos 30 anos, e faz parte do plano de mobilidade urbana desenvolvido pelo governo do PCdoB em Contagem.

Além da trincheira, já estão em construção mais três viadutos, no Petrolândia, sobre a Via Expressa, na avenida das Américas com avenida Severino Ballesteros, na Ressaca, e na avenida Teleférico, ligando os bairros Água Branca e Morada Nova, além do terminal de ônibus do Petrolândia, e e em fase de licitação a construção de corredores de trânsito e de outros terminais de ônibus. Todo o pacote de obras superam R$ 220 milhões, advindos de financiamento via PAC Mobilidade – Médias Cidades, do governo federal.

O presidente do PCdoB municipal, Pedro Amaral, destaca as obras como fator de qualidade de vida. “Contagem foi a primeira cidade do país a assinar convênio com o governo federal dentro do PAC Mobilidade – Médias Cidades. Investimentos em obras e mobilidade urbana pensando na qualidade de vida das pessoas. Quanto menos tempo perdido no trânsito, mais tempo o contagense terá para lazer a família”.