Com a inauguração da sua primeira Unidade Básica de Saúde (UBS), realizada em abril no bairro Nacional, a nova prefeitura de Contagem, com o crédito das urnas, começa a enfrentar a difícil realidade para transformar o alcance e a qualidade desse serviço no município.

saude
  • Facebook
  • Twitter
Principal tema da campanha eleitoral de 2012, a saúde encontra em Contagem o desafio da configuração geográfica do município e da falta de políticas integradas com a região metropolitana de Belo Horizonte como um todo.

Moradores do Nacional, por exemplo, precisavam se deslocar para outros bairros distantes como o Eldorado, ou para Belo Horizonte, antes da nova UBS regional, para conseguir atendimento. A expectativa é a de que a nova unidade possa suprir essa demanda. Para o secretário municipal de saúde Ricardo Faria, além da descentralização, é necessário ampliar a qualidade do atendimento. Ele destaca a necessidade de valorizar o SUS em Contagem nos próximos anos: “O SUS é hoje um dos maiores sistemas públicos do mundo. O prefeito Carlin Moura acredita no SUS e tem sido nosso parceiro incondicional”, afirma.

Uma nova proposta para alterar a qualidade da saúde no município foi a iniciativa de ampliar o horário de atendimento na UBS do Nacional. Os moradores poderão receber os serviços no período de 7h às 19h.