O clima das festas juninas chegou também ao bairro Novo Riacho, em Contagem. Mais de 3 mil pessoas lotaram o cruzamento da avenida Cantagalo com rua Rio Mantiqueira, no domingo (10/7),  para participar das atividades do 3º Arraial do Projeto Futuro.

Carlin Moura (PCdoB), que também integrou o público, cumprimentou moradores e conversou com empreendedores do Programa Economia Solidária, que aproveitaram o evento para comercializar seus produtos nas tradicionais barraquinhas de  comidas típicas. Moura lembrou que o programa fortalece a renda familiar e estimula a economia local.

Com relação ao evento, Carlin ressaltou que a cultura faz parte da identidade das comunidades e as festas populares remontam à história de um povo. Por isso, Contagem faz questão de preservar suas tradições culturais, religiosas e folclóricas.

O grupo de quadrilha “Brejo Alegre”, composto por 26 integrantes, apresentou um número de dança típica e bem-humorada das festas juninas. Na sequência, o público foi contemplado com uma apresentação de quadrilha das crianças de 3 a 9 anos pertencentes ao Projeto Futuro.

A diarista Maria do Rosário de Almeida Pena, 41, aproveitou a festa para um momento de lazer com a família. Acompanhada  dos filhos Mateus, 4, e Ana Luiza, 8, disse que não perde o arraial, desde sua primeira edição, em 2014..  “Os meninos se divertem, reencontram os amigos, participam das brincadeiras e o principal, em total segurança”, afirmou.

O Projeto Futuro, iniciativa da vereadora Isabela Filaretti, beneficia cerca de 1000 pessoas, mensalmente, com  atividades físicas e de lazer, incluindo aulas de zumba, atendimento psicológico, psicopedagógico, odontológico, assessoria jurídica e com a zumba.