A eleição de Carlin Moura (PCdoB) para a prefeitura de Contagem aconteceu como resultado de uma campanha eleitoral disputada e muito significativa para a cidade. Pela primeira vez no município e representando um fato raro em todo o Brasil o segundo turno foi disputado por PT e PCdoB, duas forças fortemente aliadas e envolvidas com o projeto político de transformação social no Brasil nos últimos 10 anos e que representam a esquerda brasileira.

Mobilidade urbana e infraestrutura estão na pauta da nova prefeitura, que conta com recursos do PAC 2, do governo federal
  • Facebook
  • Twitter

Mobilidade urbana e infraestrutura estão na pauta da nova prefeitura, que conta com recursos do PAC 2, do governo federal

Essa situação, que demonstra o claro desejo da população de Contagem com a ampliação dos avanços dos governos Lula e Dilma, traz a Prefeitura importantes conquistas e novos desafios. Segundo o prefeito, entre as prioridades estão o desenvolvimento econômico e social, a modernização, a participação popular e a transparência.

“Em meio a todas essas questões, temos uma especial atenção com mobilidade urbana em Contagem”, destaca o prefeito. Ele aponta na direção de novas obras e da parceria com o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Deveremos realizar cerca de 20 intervenções, com a construção de viadutos, trincheiras e outros acessos”, afirma Carlin.

A parceria com o PAC, autorizada pelo Legislativo de Contagem no dia 28 de maio, projeta um aporte total de quase 500 milhões de reais em empréstimo para as obras de mobilidade no município. Parte desse valor já está sendo viabilizado. Também entram no planejamento da nova Prefeitura obras de pavimentação e saneamento básico, a retomada das unidades da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), a implementação de 92 câmeras de videomonitoramento (Programa Olho Vivo), a inauguração da primeira Casa de Passagem Feminina para abrigar adolescentes em situação de risco, a elevação da receita do município em 5% e a adequação da Lei de Acesso à informação.

No que diz respeito aos servidores, foram aprovados no legislativo dois projetos de iniciativa do executivo que estabelecem a jornada de 30 horas para o quadro da educação e o piso salarial dos agentes da saúde e endemias. Apesar de ser uma cidade com grande tradição na luta sindical, tais conquistas ainda não haviam se materializado.

Desafios

O trajeto que a prefeitura comunista quer percorrer, até chegar aonde deseja não é pequeno. Contagem respira, cotidianamente, a realidade de uma das maiores regiões metropolitanas da América Latina, um cenário intricado de problemas e possíveis soluções que se refletem na vida de milhões de pessoas. Carlin foi, inclusive, eleito em março vice-presidente da Granbel, a Associação dos Municípios da RMBH que busca alternativas compartilhadas para a região.

Contagem ganha novo Cemei, inaugurado no Ressaca

O foco nos investimentos para a educação infantil em Contagem refletiu-se, dia 12 de junho, na inauguração de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), a unidade Cândida Ferreira, na região da Ressaca. A iniciativa atende a uma antiga demanda da região e foi escolhida pela população no Orçamento Participativo de 2009.

O Cemei vai atender cerca de 150 crianças dos bairros Cândida Ferreira, Jardim do Lago e Novo Boa Vista. A unidade é a primeira da região e foi construída para assegurar às crianças mais conforto, segurança e educação de qualidade, além de ajudar as mães que precisam trabalhar. Para a construção foram investidos R$ 750 mil, com recursos da parceria entre a Prefeitura de Contagem e o Ministério da Educação (MEC).

O projeto também prioriza a acessibilidade, seguindo os padrões necessários para receber crianças com deficiência física. A meta da prefeitura é ampliar ainda mais a oferta de vagas para crianças com até seis anos. Para isso, serão construídos novos Cemei’s e ampliados novos convênios com as creches. Até outubro deste ano, a prefeitura pretende inaugurar cinco novos Cemei’s: Parque São João; São Luiz; Darcy Ribeiro; Retiro e Linda Vista.

A secretária municipal de Educação, Ana Prestes, ressalta que o novo CEMEI muda o panorama da região. Ela afirma que ao construir um centro infantil, criase uma nova relação entre as crianças, famílias e a escola: “Nossa meta é atingir a universalização do acesso ao ensino infantil em Contagem”, revela.