O PCdoB estadual realizou, no sábado (16/7), um seminário para debater o atual cenário político no país e o projeto dos comunistas mineiros para as eleições municipais deste ano. Cerca de 50 diretórios municipais participaram do encontro, que reuniu pré-candidatos a prefeitos e a vereadores. Com o título “Um governo para cidades mais humanas: Construindo hoje a cidade do amanhã”, o seminário foi o pontapé inicial da legenda para o pleito de outubro.
O prefeito de Contagem e pré-candidato à reeleição, Carlin Moura, foi o palestrante da mesa “O plano de governo como guia indutor da construção de cidades mais humanas e a experiência dos comunistas mineiros nas administrações municipais”, expondo sua experiência à frente de uma das principais cidades do país. “Este é um importante momento para buscarmos o fortalecimento e crescimento dessa legenda que faz a diferença na vida das pessoas, das cidades e deste país. Está no DNA do nosso partido: governar para cuidar da nossa gente”.
Moura destacou os avanços de uma Contagem gerida pelo PCdoB. “Com participação popular, definimos prioridades, e atuamos nelas. Fizemos grandes obras de mobilidade urbana, construímos unidades de saúde, UPA e uma das maiores maternidades públicas do Estado. Entregamos escolas infantis e iniciamos o maior plano de habitação popular da história da cidade. Tudo isso, com um norte bem definido: a qualidade de vida dos moradores do município”.
O ex-senador e atual secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda, também participou da mesa de debates e destacou a oportunidade de dialogar com os camaradas mineiros. “Reforço a importância da participação popular na construção de cidades mais democráticas e melhores para se viver. Temos uma série de mecanismos legais que podem embasar os chefes dos executivos municipais a fazerem cidades mais populares e para todos. Municípios comandados por socialistas facilitam a construção de planos diretores mais humanos e sociais”.

Pontapé no processo eleitoral
O presidente estadual do PCdoB e pré-candidato a prefeito em Juiz de Fora, Wadson Ribeiro, afirmou que o seminário foi uma base para nortear as ações dos diretórios comunistas em todo o Estado. “Pretendemos disputar cerca de 50 prefeituras. Somos o partido das mulheres, dos negros, dos trabalhadores e dos jovens e precisamos transformar a nossa coerência política em voto. Pela força do PCdoB em Minas, vamos sair muito maiores do que estamos entrando nesse pleito”.
A deputada federal e pré-candidata a prefeita de Belo Horizonte, Jô Moraes, destacou o caráter social e participativo da militância. “As candidaturas comunistas são uma forma de resistência e luta pelo direito de todos”.
Por fim, uma mesa debateu aspectos jurídicos das eleições municipais, expôs a nova legislação e esclareceu dúvidas dos pré-candidatos e diretórios municipais. Cerca de 300 militantes do PCdoB participaram do encontro, realizado no auditório da Cemig, na capital mineira.